Sobre a NOVE (resumidamente)

Este post foi escrito pensando em você que nos assistiu no programa MTV Debate. Nele, faremos uma breve explicação do que é o movimento e quais são nossas principais bandeiras.

A NOVE (Nova Organização Voluntária Estudantil) surgiu em 1° de Outubro de 2009, exatamente o mesmo dia em que foi noticiado para a imprensa que a prova do ENEM havia vazado e, portanto, a tão importante prova que realizaríamos dois dias depois deste estava cancelada. Porém, é importante frisar que o vazamento foi apenas o estopim de um processo de desrespeito do Ministério da Educação aos estudantes e professores (de Ensino Médio e pré-vestibulares) desde Abril do ano passado (quando o “Novo” ENEM foi anunciado).

No dia do vazamento, vários (aprox. 50) alunos de várias escolas da cidade do Rio de Janeiro se reuníram no Humaitá com o propósito de organizar uma passeata contra a série de problemas vistos no “Novo” ENEM. Os alunos perceberam, entretanto, que, no contexto de omissão das atuais representações estudantis, era necessário algo maior que uma passeata. E então foi criada a Nova Organização Voluntária Estudantil, que desde sua criação se propôs a ser a “nova cara” do movimento estudantil no Brasil, de maneira pacífica e apartidária.

Depois dos primeiros meses, muito aconteceu: Organizamos uma grande passeata contra a desorganização do “Novo” ENEM, fomos capas dos principais jornais do país, fomos matéria da Megazine (revista d’O Globo para estudantes) duas vezes, fomos indicado ao Prêmio Faz Diferença 2010 (na categoria Megazine), visitamos escolas, nos expandimos (até para outros estados), mobilizamos 2 passeatas a favor do Ficha Limpa entre muitas outras ações importantes.

Nestes 8 meses de existência, o movimento amadureceu muito e criou experiência através de erros e acertos. Recentemente, estabelecemos 3 principais bandeiras de defesa, que guiarão a maioria de nossas propostas e ações. São elas:

  • Representação Estudantil
  • Reforma do Sistema Educacional
  • Conscientização dos Direitos e Deveres dos Cidadãos

A curto prazo, queremos expandir nossa legitimidade como nova representação estudantil no país. A médio prazo, queremos conscientizar a sociedade sobre questões tão relevantes como o poder e significado do voto, a estrutura política brasileira, questões ambientais e até mesmo questões morais. A longo prazo, pretendemos mobilizar uma reforma educacionista, mudando o sistema educacional brasileiro pela BASE.

E o mais importante de tudo: queremos trabalhar na base do diálogo.

É bom deixar claro que a NOVE não é governista ou oposicionista. Não é de esquerda, nem de centro, nem de direita. A NOVE é um movimento pelo Brasil, sempre tentando se guiar pelo caminho mais benéfico para sua população (e que deve sempre ser encontrado através do diálogo e do debate saudável).

Qualquer crítica, sugestão, elogio, reclamação, ideia ou dúvida mande por email para movimentonove@gmail.com ou poste em nossa comunidade no Orkut (link ao lado).

Nossa próxima reunião será no Sábado, dia 12 de Junho (aqui no Rio de Janeiro) às 14h30. O local ainda será confirmado aqui no blog e na comunidade.

Atenciosamente,

O Comitê da NOVE.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s